Estimulação da Visão

  Atividade 1:

Material: Fotografias, recorte de revistas, folhas de papel, canetinhas, cola.

Faça um caderno dobrando as folhas de papel. Ajude então a criança a colar nas folhas as figuras. Peça para que ela identifique o que está colando, e registre logo abaixo.

Atividade 2:

Material: Sala escura e lanterna.

Com a lanterna acesa, ilumine objetos e partes do corpo da criança e do seu, chamando a atenção dela sobre o que está sendo iluminado. Peça para nomear o que vê.

Atividade 3:

Material: Canudos de papel toalha ou higiênico e papéis celofane de cores diferentes.

Use os canudos como lunetas e mostre objetos para a criança pedindo que olhe-os através delas. Depois cole o celofane em uma das pontas e peça para olhar de novo. Comparem o que viram.

Atividade 4:

Material: óculos escuros.

Saia com a criança na luz do dia e depois coloque os óculos escuros nela. Conversem sobre as diferenças observadas.

Atividade 5:

Material: papéis celofane de cores diferentes.

Num local iluminado, coloque em frente aos olhos da criança, papéis celofane de diferentes cores, para que ela perceba as mudanças que acontecem, relacionadas a cor.

Atividade 6:

Material: Bijuterias, chapéus, perucas,óculos, roupas extravagantes.

Apresente-se à criança vestido normalmente. Saia da sala e escolha um dos apetrechos selecionados e coloque-o. Apresente-se novamente à criança e peça para ela mostrar o que há de diferente em você.

Atividade 7:

Material: água e sabão.

Faça bolhas de sabão para que a criança as observe e siga seu trajeto. (Caso a criança também vá fazer as bolhas, cuidado para que não haja ingestão do líquido com sabão!!!!)

Atividade 8:

Material: Dois ou mais brinquedos ou outros objetos.

Apresente os brinquedos à criança. Tape-lhe os olhos. Retire um deles.peça para a criança tentar adivinhar que brinquedo está faltando. Inverta os papéis e peça que ela esconda para que você adivinhe.

 

 

Rodrigues, Maria de Fátima A. e Miranda, Silvana de Moraes. A estimulação da criança especial em casa. Entenda o que Acontece no Sistema Nervoso da Criança Deficiente e como Você Pode Atuar sobre Ele. Belo Horizonte: Atheneu 2005, 183p