Estimulação Motora

Atividades que enfocam a estimulação da aquisição ou aprimoramento do esquema corporal.

Atividade 1:

Material: espelho.

Posicione a criança na frente do espelho e nomeie, tocando,cada parte do corpo. Você pode fazer isso cantando músicas que citem as partes do corpo e estimulem movimentos.

Atividade 2:

Material: Espelho.

 Na frente do espelho façam caretas, modificando a expressão (fisionomia triste, alegre, espantada, brava, etc).

Atividade 3:

Material: papel Kraft, ou manilha e uma caneta grossa ou giz de cera.

Deite a criança em cima do papel e desenhe o contorno do seu corpo.mostre para a criança o desenho e complete com os detalhes.

Atividade 4:

Material: lençol ou piscina de bolinhas.

Cubra a criança deixando a cabeça de fora. Vá descobrindo uma parte do corpo de cada vez nomeando-o na hora do “achou!”.

Atividade 5:

Material: boneco fácil de manusear e roupas de bonecos.

Vista e dispa o boneco junto com a criança, nomeando as partes do corpo.

Atividade 6:

Material: água, boneca de plástico, bacia, sabonete e toalha.

Dê um banho na boneca junto com a criança, nomeando as partes do corpo.

Atividade 7:

Material: massinha de modelar.

Faça com a criança, uma bola de massa de modelar. Batam na massa até ela ficar achatada. Modelem o nariz, boca, olhos, etc, nomeando-os.

Atividade 8:

Material: revistas, tesoura, cola e papel.

Procure junto com a criança, figuras humanas em revistas. Recorte-as, separando a cabeça, tronco e membros. Monte uma nova figura solicitando que a criança identifique qual parte se junta com  a outra.

Atividades que enfocam a estimulação do controle dos movimentos

Atividade 1:

Material: Giz de cera e papel.

Deixe a criança riscar e pintar livremente o papel, de preferência grande, para que ela não tenha que limitar a sua expressão gráfica.

Atividade 2:

Material: Giz de cera e papel.

Desenhe uma figura simples e peça para a criança para pintar o interior da figura, respeitando os limites. Varie a complexidade das figuras desenhadas.

Atividade 3:

Material: nenhum.

Faça diversos movimentos com o corpo e peça para a criança imitar. Inverta os papéis.

Atividade 4:

Material: bola.

Role a bola para perto da criança e chame sua atenção sobre ela.incentive-a a pegá-la. Peça para que devolva a você. Varie os movimentos, fazendo-a pular, girar a bola.

Atividade 5:

Material: Garrafas plásticas vazias e bola.

Mostre a criança como derrubar as garrafas fazendo com que a bola bata nela como num boliche. Estimule a criança a arremessar e rolar a bola.

Atividade 6:

Material: Brinquedo que flutue.

Durante o banho, deixe o brinquedo flutuando, próximo à criança. Incentive-a a pegá-lo. Brinquem com ele tentando afundá-lo, fazendo espirrar água, manipulando-o de diferentes maneiras.

Atividade 7:

Material: Cartolina, guache e canudinhos.

Coloque gotas de diluída sobre a cartolina e mostre à criança que soprando através do canudinho, ela se espalha e desenha formas no papel.

Atividade 8:

Material: Brinquedos variados, papel ou jornal.

Embrulhe o brinquedo com o papel ou jornal e ofereça-o à criança para que o desembrulhe.

Atividade 9:

Material: brinquedos variados e caixa.

Estimule a criança a retirar objetos da caixa e também a guardá-los.

Atividade 10:

Material: revistas e livros.

Mostre à criança como folhear um livro ou revista e estimule-a a fazer o mesmo.

 

Rodrigues, Maria de Fátima A. e Miranda, Silvana de Moraes. A estimulação da criança especial em casa. Entenda o que Acontece no Sistema Nervoso da Criança Deficiente e como Você Pode Atuar sobre Ele. Belo Horizonte: Atheneu 2005, 183p