Desenvolvimento Infantil 

O desenvolvimento normal de uma criança depende da aquisição gradual de postura, das reações de retificação equilíbrio bem como da sua capacidade de se movimentar. Uma vez estabelecida as reações de retificação e equilíbrio contra a ação gravitacional, os braços e as mãos estarão livres para explorar o ambiente. Dessa forma, através das sensações táteis, visuais e proprioceptivas, o bebê desenvolve a percepção de si mesmo e do seu corpo como entidade separada do ambiente. Salientando que é necessária a integridade do SNC para que esse processo aconteça de forma ordenada. 

A criança com Paralisia Cerebral possui um atraso de desenvolvimento neuropsicomotor, isto é por uma lesão no sistema nervoso central pode ocorrer um comprometimento na área motora, sensorial e/ou cognitiva, implicando em alterações ao nível de tônus muscular, qualidade de movimento, percepções e capacidade de apreender e interpretar os estímulos ambientais, e muitas vezes as seqüelas da Paralisia Cerebral tornam-se agravadas pelas dificuldades que essas crianças apresentam em explorar o meio e em se comunicar com o mundo externo.

Essas crianças passam por limitações de experiências que podem comprometer ainda mais o seu desenvolvimento, embora independente da qualidade da movimentação, demonstram interesse em interagir com o mundo e se comunicar com as pessoas.

Algumas vezes, sendo consideradas, deficientes mentais por não conseguirem expressar-se e nem interagirem funcionalmente, além do que ficam limitadas ou impedidas de realizar as suas atividades mais básicas, as Atividades da Vida Diária (AVDs) , tais como se vestir, comer,   brincar, e comunicar-se, pois são na grande maioria incapazes de articular a fala ou de segurar um lápis para aprender a escrever, comprometendo, muitas vezes, o processo de aprendizagem e de alfabetização.


Referência

Babath K.Uma base neurológica para o tratamento da paralisia cerebral.2 ed. Traduzido por Ana Fátima Rodrigues Alves. São Paulo: Manole;1990