Estimulação Auditiva

Memória Auditiva:

Atividade 1:

Material: chocalhos e bichinhos de vinil/ plástico.

Posicione o brinquedo em diferentes posições em relação à criança ( à direita, à esquerda, acima, abaixo, em frente, atrás.) e produza  o som, buscando com que a criança procure a fonte sonora com o olhar ou aponte.

Atividade 2:

Material: o próprio corpo.

Produza sons com o próprio corpo ( assobiar, bater com os pés no chão, bater palmas, estalar os dedos, etc), buscando perceba e tente imitá-los.

Atividade 3:

Material: objetos variados (utensílios de cozinha, instrumentos musicais, papéis, objetos variados.)

Provoque ruídos com os materiais disponíveis, batendo, esfregando, arrastando, etc. Chame a atenção para os diversos sons e procure experimentá-los ou depois adivinhá-los.

Atividade 4:

Material: latas de refrigerantes, pedrinhas, areia, feijões ou outros cereais, fita crepe.

Confeccione chocalhos, colocando diversos materiais dentro da latinha e vedando o orifício com fita crepe. Explore os chocalhos com a criança, fazendo com que ela observe os diferentes timbres de sons produzidos por eles, assim como tente adivinhar o que tem dentro.

Atividade5:

Material: cd com ruídos familiares, sons de diferentes animais, pessoas

Ouçam os ruídos e peça se possível para que a criança identifique o som ou reproduza-o. Se ela não conseguir faça com ela.

  

Rodrigues, Maria de Fátima A. e Miranda, Silvana de Moraes. A estimulação da criança especial em casa. Entenda o que Acontece no Sistema Nervoso da Criança Deficiente e como Você Pode Atuar sobre Ele. Belo Horizonte: Atheneu 2005, 183p