Estimulação da Comunicação
Atividade 1: Material: nenhum Converse com a criança, imite os sons que ela produzir. Dê um significado a eles, interpretando-os de acordo com o contexto da conversa Atividade 2: Material: nenhum. Use sempre gestos associados a expressões como: “tchau”, “ não”, “sim”, “ vamos”, “quero”, “dá”, “alô”, etc. Isso facilitará a compreensão do significado dessas palavras, ale de permitir que a criança consiga se expressar através da imitação dos gestos, sem necessariamente falar. Atividade 3: Material: Livros infantis ou revistas. Folheie o livro ou a revista com a criança, atendo-se às figuras que ala já conhece, podendo introduzir algumas novas, nomeando-as e incentivando-as a repetir as palavras. Atividade 4: Material: Fantoches. Brinquem com os fantoches, incentivando a criança a imitar os sons produzidos por você. Depois inverta os papéis e imite você os sons que ela consegue produzir. Crie histórias em que ela seja um personagem e faça-a participar realizando sons e gestos que ela está apta a fazer. Se necessário interprete o que a criança diz. Atividade 5: Material: músicas simples. Cante deixando claras as palavras das frases para que a criança acompanhe. Depois peça-a para completar frases da música com palavras ou últimas sílabas. Atividade 6: Material: ilustrações de animais. Explorem as figuras dos animais numa brincadeira e estimule-a a reproduzir os sons que eles fazem. Atividade 7: Material: telefone de brinquedo. Brinquem como se estivessem falando ao telefone. Crie diálogo que tenha começo, meio e fim. Rodrigues, Maria de Fátima A. e Miranda, Silvana de Moraes. A estimulação da criança especial em casa. Entenda o que Acontece no Sistema Nervoso da Criança Deficiente e como Você Pode Atuar sobre Ele. Belo Horizonte: Atheneu 2005, 183p .