Estimulação da Comunicação
Atividade 1:
Material: nenhum
Converse com a criança, imite os sons que ela produzir. Dê um significado a eles, interpretando-os de acordo com o contexto da conversa.
Atividade 2:
Material: nenhum.
Use sempre gestos associados a expressões como: “tchau”, “ não”, “sim”, “ vamos”, “quero”, “dá”, “alô”, etc. Isso facilitará a compreensão do significado dessas palavras, ale de permitir que a criança consiga se expressar através da imitação dos gestos, sem necessariamente falar.
Atividade 3:
Material: Livros infantis ou revistas.
Folheie o livro ou a revista com a criança, atendo-se às figuras que ala já conhece, podendo introduzir algumas novas, nomeando-as e incentivando-as a repetir as palavras.
Atividade 4:
Material: Fantoches.
Brinquem com os fantoches, incentivando a criança a imitar os sons produzidos por você. Depois inverta os papéis e imite você os sons que ela consegue produzir. Crie histórias em que ela seja um personagem e faça-a participar realizando sons e gestos que ela está apta a fazer. Se necessário interprete o que a criança diz.
Atividade 5:
Material: músicas simples.
Cante deixando claras as palavras das frases para que a criança acompanhe. Depois peça-a para completar frases da música com palavras ou últimas sílabas.
Atividade 6:
Material: ilustrações de animais.
Explorem as figuras dos animais numa brincadeira e estimule-a a reproduzir os sons que eles fazem.
Atividade 7:
Material: telefone de brinquedo.
Brinquem como se estivessem falando ao telefone. Crie diálogo que tenha começo, meio e fim.
Rodrigues, Maria de Fátima A. e Miranda, Silvana de Moraes. A estimulação da criança especial em casa. Entenda o que Acontece no Sistema Nervoso da Criança Deficiente e como Você Pode Atuar sobre Ele. Belo Horizonte: Atheneu 2005, 183p