Estimular e o Brincar

 - Deve-se respeitar sempre a vontade da criança. Se ela demonstrar que não está gostando da faça-a perceber que você entendeu o que ela quis dizer e que por isso pararão de brincar.

- Observe se sua criança interage com você e se interessa-se pela atividade que estão fazendo.

- Se sua criança consegue se expressar de alguma maneira (fala, gestos, olhar, choro, riso, etc), solicite suas opiniões durante a atividade e faça-a escolher entre dois ou mais objetos ou ações a serem feitas naquela brincadeira.

- Dê um tempo suficiente para que a criança possa também atuar na brincadeira, não sendo apenas uma espectadora, pois muitas crianças necessitam de m tempo grande para conseguirem agir ou dar suas respostas.

- A criança deve estar bem posicionada e confortável para que possa conseguir prestar atenção.

- Tudo o que a criança puder fazer sozinha, não faça por ela e tudo o que ela não puder fazer sozinha, faça com ela!

 

 

Rodrigues, Maria de Fátima A. e Miranda, Silvana de Moraes. A estimulação da criança especial em casa. Entenda o que Acontece no Sistema Nervoso da Criança Deficiente e como Você Pode Atuar sobre Ele. Belo Horizonte: Atheneu 2005, 183p